Empresa

A organização da empresa na sua criação é essencial. Com o tempo algumas situações podem apontar a necessidade de uma reorganização para potencializar seu negócio.

Quem empreende de verdade, que assume o controle de seu negócio e conhece cada etapa e cada obstáculo do dia a dia, deve saber exatamente que alguns “eventos” podem colocar seu negócio em um novo patamar.

Portanto, é importante identificar esses momentos em busca de fortalecer e potencializar suas operações.

Um primeiro sinal a destacar é o faturamento. O crescimento do faturamento é algo que implica diretamente na tributação da sua empresa, portanto, uma análise na estrutura empresarial é fundamental para evitar pagar mais tributos do que o necessário.

Sabemos que normalmente em média 33% do faturamento acaba sendo destinado a tributos. Assim, reduzir este percentual é muito favorável ao caixa da empresa.

A (re)organização pode também ser necessária a partir de quando você percebe que necessita contratar mais funcionários.

Nem todas as modalidades empresariais permitem ou são vantajosas quando se trata de despesas com funcionários. As formas de contratação, inclusive, podem variar de negócio pra negócio (contratos intermitentes, freelancer, parcerias, etc.).

Por isso, planejar a contratação de funcionários ou parceiros é outro sinal de necessária (re)organização da empresa.

Outro ponto a destacar é quando pensamos em incluir um sócio em nossa empresa.

A inclusão de sócio implica em garantir direitos (distribuir lucros, garantir preferência, proteção sucessória) e deveres (responsabilidades, confidencialidade, resultados) a ambos.

Portanto, a decisão sobre a inclusão ou não de um sócio envolve análise sobre a modalidade da empresa (não poderá ser MEI; se na forma de S.A. seria melhor; se é melhor ser apenas parceiro; etc.), análise de contratos, reformulação do contrato social, etc.

É só isso?

Outras também podem ser as situações que exigem atenção: abertura de filiais, participação em licitações, ampliação do empreendimento, atividades de pesquisa e desenvolvimento, etc.

Assim, não hesite em buscar assessoria especializada quando perceber qualquer desses sinais, e possibilite crescimento contínuo do seu negócio.

Posts Recomendados